segunda-feira, 22 de março de 2010

Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já está em vigor em alguns dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Aguarda-se a sua ratificação pelos restantes países para garantir a expansão da língua nos seus factores extra linguísticos, consolidando o discurso científico que produz, as expressões cultural e artística que cria, as relações económicas que veicula e as suas demais dimensões, como a promoção do Português no cenário internacional.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sessão 1 - Desenvolvimento da Oralidade

A aquisição, pela criança, nos primeiros anos, da língua falada pela comunidade em que se insere, surpreende pela grande facilidade, a extraordinária rapidez e a notável regularidade. Através da interacção verbal com o meio social, a criança recebe enunciações explícitas, marcadas pela entoação, que apresentam as características fonéticas, morfológicas, sintácticas e semânticas da língua e que lhe vão permitir uma apropriação dum sistema de regras linguísticas e o desenvolvimento dessa competência particular.
A linguagem oral com que a criança chega à escola é a base da linguagem escrita com que passará a confrontar-se, sendo um objectivo primordial do sistema educativo permitir e encorajar cada criança a usar a língua com o máximo de eficácia, quando fala, ouve falar, lê e escreve.
Esta centralidade da oralidade e da necessidade da escola interiorizar como objectivo o ensino explícito do falar e do ouvir falar, fazendo de cada aluno um melhor utente da sua língua materna, operacionaliza-se através do desenvolvimento das capacidades de fixar e organizar a informação recebida e, simultaneamente, ampliando as aptidões de argumentação e de expressão em contextos diversificados. Deste modo, a importância do uso de uma linguagem clara, fluente e atraente, assim como a necessidade de saber prestar atenção ao que é dito, identificando e separando o essencial do acessório, deverá ser apresentada aos alunos, de forma explícita. Como refere Sim-Sim (1998, pág. 33), “a escola deve ensinar aos alunos o valor de saber ouvir e saber expressar-se adequadamente ao contexto e aos objectivos”.
Escola de Serrazes - Turma B

segunda-feira, 8 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é o PNEP?

“O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é uma iniciativa do Ministério da Educação que pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos dos formandos no que respeita ao ensino da Língua Materna no 1.º ciclo.
A finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas de cada formando e o aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da língua neste ciclo escolar.”
Contextualização do PNEP
O Programa Nacional de Ensino do Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico (PNEP), criado pelo Despacho nº 546 / 2007 de 11 de Janeiro, pretende melhorar o desempenho dos alunos no uso oral e escrito da Língua Portuguesa, levando a um maior sucesso na aprendizagem em todas as áreas, consequência do carácter transdisciplinar da LÍNGUA MATERNA.
Neste sentido e consciente da enorme importância que desempenha o ensino do Português, o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, decidiu no ano lectivo transacto, propor o professor António Carlos Rodrigues Gomes, como formador residente para o referido projecto, tendo assumido este ano as funções de formador residente.
Este Programa surgiu da necessidade, urgente e inadiável, de melhorar o desempenho dos alunos em competências alusivas ao domínio da Língua Portuguesa, como demonstram todos os estudos nacionais e internacionais em que Portugal tem participado. Exemplos significativos são o (Reading Literacy – IEA, 1992; Programme for International Student Assessment (Pisa 2000; 2003), os Estudos Nacionais (A Literacia em Portugal, 1995), As Provas Nacionais de Aferição (2000 a 2005), os Exames Nacionais do 9º ano (2005), evidenciando todos essa necessidade premente.
Designação da Acção
A presente formação em Língua Portuguesa, no âmbito do PNEP – Programa Nacional de Ensino do Português, criado pelo Despacho nº 546/2007, de 11 de Janeiro, assenta na modalidade de Oficina de Formação. Assim sendo, integra formação presencial constituída por Oficinas Temáticas; Sessões de Apoio Tutorial em contexto de sala de aula e apoio à planificação/reflexão sobre a prática pedagógica, além de uma sessão plenária regional. A esta formação presencial acresce ainda, todo o trabalho autónomo, onde se inclui a participação na plataforma informática, com colocação on-line de toda a formação.
A referida formação decorrerá entre os meses de Setembro de 2009 e Junho de 2010 na Escola sede do Agrupamento (ver calendarização das oficinas temáticas) e nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujos professores titulares de turma aderiram à formação (Consultar mapa dos formandos) e será dinamizada pelo professor António Carlos Rodrigues Gomes, Formador Residente do Agrupamento.
Coordenação do Projecto
A participação no Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é uma iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, sob Coordenação do Núcleo Regional com sede na Escola Superior de Educação de Viseu.
Objectivos Gerais do PNEP
O Plano Nacional de Ensino do Português, designado por PNEP, como já referimos, foi criado pelo Despacho nº 546/2007, de 11 de Janeiro e tem como objectivo central “melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita em todas as Escolas do 1º ciclo, num período entre quatro a oito anos, através da modificação das práticas docentes no ensino da Língua.” (Despacho nº 546/07, ponto 3). Em síntese, o PNEP pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos dos formandos no que respeita ao ensino da Língua Materna no 1.º ciclo. A finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas docentes de cada formando, através da supervisão em contexto de sala de aula, feita pelo formador residente e do aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da Língua neste ciclo escolar tão relevante para o sucesso futuro dos nossos alunos.
Como objectivos gerais do PNEP, temos:
· Melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita em todas as escolas do 1º Ciclo, num período de 4 a 8 anos, através da modificação das práticas docentes do ensino da Língua;
· Criar nas escolas do 1º Ciclo uma dinâmica interna de formação continuada, no âmbito do ensino da Língua, ancorada em Instituições de Ensino Superior;
· Disponibilizar a nível nacional, materiais de formação, didácticos e de avaliação, no domínio da aprendizagem da leitura, da expressão escrita e do conhecimento explícito da língua para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Objectivos Específicos da Formação no nosso Agrupamento
O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa candidatou-se a este Programa considerando-o uma referência no processo de formação e actualização dos conhecimentos e das práticas dos seus docentes, bem como na melhoria dos níveis de sucesso em Língua Portuguesa, dos alunos do 1ºCiclo, na perspectiva de que ele proporcione:
● Debate de temas referentes aos domínios da linguagem, com vista à actualização e aprofundamento dos conhecimentos científicos e metodológicos dos formandos;
● Promoção de novas aprendizagens e uma reflexão sobre as já adquiridas, integrando-as na filosofia da formação;
● Partilha de experiências adquiridas na formação, apresentando-as aos colegas como sugestões de trabalho de acordo com as temáticas abordadas;
● Promoção e troca de práticas entre os formandos, interligando-as com as novas práticas, enriquecendo todo o processo de formação de cada um e do grupo;
● Melhorar os níveis de compreensão da leitura, escrita e de compreensão/ expressão do oral dos alunos do 1ºciclo;
● Modificar e enriquecer algumas práticas pedagógicas, valorizando os diferentes domínios da Língua, com vista ao sucesso do ensino e aprendizagem do português.
4.3 Três grandes princípios que regem a formação
a) A formação dos professores é centrada na Escola ou no Agrupamento de Escolas, exigindo a adesão voluntária da Escola / Agrupamento;
b) A formação dos professores visa a utilização de metodologias sistemáticas e estratégias explícitas de ensino da Língua na sala de aula;
c) A formação dos professores é regulada por processos de avaliação das aprendizagens dos alunos ao nível individual, da turma e da escola.