quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontro Nacional do PNEP

Nos dias 29 e 30 de Abril decorreu, em Lisboa, o III Encontro Nacional de Formação no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) organizado pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e pela Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA).
Do programa constaram duas conferências visando temas da actualidade - Acordo Ortográfico e Metas de Aprendizagem da Língua Portuguesa - proferidas pelo Prof. Ivo de Castro e pela Prof.ª Inês Sim-Sim, respectivamente, a realização de oficinas práticas e a apresentação e partilha de experiências pelos diversos núcleos presentes.
O núcleo de Viseu apresentou diversas actividades de escrita, incidindo nos domínios ortográfico e textual. Estas actividades foram planificadas com base no “ciclo da escrita” e enfatizaram a importância da fruição lúdica e do gosto pela escrita.

domingo, 16 de maio de 2010

Oficina de Escrita

A entrada para a escolaridade obrigatória marca, para a criança, o início da descoberta de um mundo maravilhoso potenciado pela escrita. No entanto, o novel aluno vivencia esta experiência de um modo conflitual pois, desde muito cedo, (no 1º Ciclo e às vezes, ainda antes, no pré-escolar) as regras e as obrigações formatam a ideia de que o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita tem que ter algo, fatidicamente, cinzento e rotineiro.
Entre a obrigação e o prazer que o escrever pode implicar, há um longo percurso: a escrita, umas vezes, conquistada de forma consciente, outras, como que por osmose com a leitura, tem de necessariamente constituir-se como um momento de prazer e de frutuosa interacção com o material escrito.

Jogo dos Disparates - EBI de Santa Cruz da Trapa (3º Ano )

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Avaliação da Leitura - II

A componente lúdica da escrita, experimentando outras dimensões para além daquela a que o quotidiano escolar nos obriga, é estruturante na aquisição das competências essenciais da expressão escrita. A exploração de vivências e estímulos pessoais e um método específico que tem no grupo uma base fundamental, desenvolve na criança uma escrita mais sensível, mais espontânea, mais livre. No fundo é uma forma lúdica de pôr em marcha o comboio da escrita que cada um tem dentro de si.

Palavra puxa palavra - EBI de Santa Cruz da Trapa (2º ano)

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe




Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'