sexta-feira, 12 de março de 2010

Sessão 1 - Desenvolvimento da Oralidade

A aquisição, pela criança, nos primeiros anos, da língua falada pela comunidade em que se insere, surpreende pela grande facilidade, a extraordinária rapidez e a notável regularidade. Através da interacção verbal com o meio social, a criança recebe enunciações explícitas, marcadas pela entoação, que apresentam as características fonéticas, morfológicas, sintácticas e semânticas da língua e que lhe vão permitir uma apropriação dum sistema de regras linguísticas e o desenvolvimento dessa competência particular.
A linguagem oral com que a criança chega à escola é a base da linguagem escrita com que passará a confrontar-se, sendo um objectivo primordial do sistema educativo permitir e encorajar cada criança a usar a língua com o máximo de eficácia, quando fala, ouve falar, lê e escreve.
Esta centralidade da oralidade e da necessidade da escola interiorizar como objectivo o ensino explícito do falar e do ouvir falar, fazendo de cada aluno um melhor utente da sua língua materna, operacionaliza-se através do desenvolvimento das capacidades de fixar e organizar a informação recebida e, simultaneamente, ampliando as aptidões de argumentação e de expressão em contextos diversificados. Deste modo, a importância do uso de uma linguagem clara, fluente e atraente, assim como a necessidade de saber prestar atenção ao que é dito, identificando e separando o essencial do acessório, deverá ser apresentada aos alunos, de forma explícita. Como refere Sim-Sim (1998, pág. 33), “a escola deve ensinar aos alunos o valor de saber ouvir e saber expressar-se adequadamente ao contexto e aos objectivos”.
Escola de Serrazes - Turma B

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