domingo, 18 de abril de 2010

Ensino da Escrita: Avaliação

Numa visão tradicional da escrita em contexto escolar, os papéis estão perfeitamente delimitados: os alunos partem do princípio que a sua missão é escrever e a do professor avaliar. No entanto, se queremos que a leitura e a escrita se constituam como momentos significativos e ancorados nas vivências pessoais e sociais, é necessário alterar estes paradigmas: os alunos devem ser também leitores – críticos daquilo que escrevem, adquirindo responsabilidade e capacidades suficientes para decidir se os objectivos subjacentes à escrita de um determinado texto foram cumpridos.
Esta capacidade de auto-correcção e de admitir o que está errado no texto é de primordial importância, pois sem a noção do que está mal muito dificilmente os erros serão corrigidos. Cabe ao professor criar essas situações de análise crítica e simultaneamente ensinar a consultar textos já trabalhados, os dicionários, as listas de palavras e a fornecer aos alunos informações sobre os erros cometidos.



Revisão e reescrita de texto informativo - EB1 de Sá (1º e 3º anos)

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