sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sessão 2 - Consciência Fonológica

O desenvolvimento da consciência fonológica constitui um dos vectores essenciais da evolução linguística, tanto antes como durante o percurso escolar. A consciência fonológica permite reconhecer e analisar, de forma consciente, as unidades de som da língua, assim como as regras de distribuição e sequência do sistema de sons. As autocorrecções, o prazer lúdico das rimas e dos jogos de palavras são indícios de um conhecimento das regras fonológicas da língua que ultrapassa o simples uso com fins comunicativos.
Além dos aspectos de produção, a consciência fonológica pressupõe o reconhecimento das unidades constituintes do acto de fala. Segundo Sim-Sim (1998), o reconhecimento de palavras é mais rápido do que o de sílabas e este mais célere do que o de fonemas. Esta capacidade de segmentação dos elementos está intimamente ligada ao conceito de fronteira de palavra, à identificação de sílaba e à segmentação fonémica.
Está empiricamente demonstrado que existe uma relação preditiva entre o nível de consciência fonológica da criança e o seu progresso na aprendizagem da leitura e da escrita, surgindo a primeira como pré-requisito para o sucesso da segunda. Ao nível intrapsíquico, a consciência explícita da existência de unidades fonológicas, tais como os fonemas e as sílabas, liga-se a outro conjunto de capacidades como as de percepcionar, reencontrar e memorizar a informação fonológica, sendo estas necessárias à aprendizagem da leitura em leitores principiantes.
Em síntese, podemos referir que a consciência fonológica está ligada ao conhecimento que permite reconhecer e analisar, de forma consciente, as unidades de som de uma determinada língua, assim como as regras de distribuição e sequência de sons dessa língua.



EB1 de Carvalhais (Prof. Sandra)

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