segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sessão 5 - Ensino da Leitura: a Avaliação

Nas sociedades modernas, altamente escolarizadas, a linguagem além de ser, ela própria, objecto de intervenção escolar, o seu uso é também fundamental no contexto da escola. Aliás, o sucesso ou insucesso académico é em larga medida dependente da proficiência da linguagem. Esta constatação é por demais significativa, quando verificamos, simultaneamente, o grande número de crianças nas quais a aprendizagem da leitura e da escrita se faz com alguma dificuldade.
De modo a obstar a que essas dificuldades tenham um efeito cumulativo, e limitem permanentemente o desempenho dos alunos, é necessário saber avaliar os processos envolvidos na leitura, identificando convenientemente os défices. Para que se constitua como diagnóstico preciso, esse processo avaliativo tem necessariamente de incidir em duas dimensões: a dimensão do reconhecimento de palavras (decifração) e a dimensão da construção de significado (compreensão). Esta última consiste na representação mental integrada tendo por base a leitura de um texto, sendo necessário mobilizar conhecimentos linguísticos e conceptuais através de microprocessos, processos integrativos e macroprocessos.

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