sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sessão 3 - Ensino da Leitura: a Decifração

Num sistema alfabético como o nosso, os leitores competentes utilizam dois processos distintos: um directo que implica recuperar da memória permanente as formas lexicais que se adequam aos estímulos ortográficos; outro indirecto, que consiste em recorrer às regras de correspondência entre grafemas e fonemas.
Podemos então referir que o acto de ler é o produto da utilização de várias estratégias (ascendentes e descendentes) simultâneas e em interacção. Assim o leitor utiliza uma via directa de acesso ao significado que é activada quando está perante uma palavra familiar, tratando-se, por isso, de uma leitura visual ou um jogo de adivinhas psicolinguísticas. No caso de a palavra não lhe ser familiar o leitor opta pela via indirecta, ou seja, recorre a uma leitura que passa pela correspondência grafo-fonológica. Para Martins e Niza (2000), a flexibilidade na utilização das diferentes estratégias de leitura é condição essencial para que uma criança venha a ser um bom leitor.
Independentemente da escolha metodológica, e das estratégias específicas para o ensino da decifração, entendida como o reconhecimento automático das palavras escritas, é necessário que o professor tenha uma ideia clara sobre um conjunto princípios orientadores que balizam o ensino da decifração e que podemos sintetizar do seguinte modo:
• O ensino da decifração deve ocorrer em contexto de leitura.
• O ensino da decifração deve ter por alicerces as experiências e os conhecimentos da criança sobre a linguagem escrita.
• O ensino da correspondência som/grafema deve ser explícito, directo e transparente.
• O ensino da correspondência som/grafema deve ter sempre como alicerces a consciência fonológica, particularmente a consciência fonémica.
• O ensino da decifração deve contemplar regular e sistematicamente o reconhecimento de padrões ortográficos frequentes.
• O ensino da decifração deve incrementar a leitura de palavras frequentes.
• O ensino da decifração deve estar intimamente associado a práticas de expressão escrita.

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