segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sessão 4 - Ensino da Leitura: Compreensão de textos

Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto.
(Sim Sim, 2007)

A leitura, numa visão estrita, refere-se ao processo de extrair uma representação fonológica a partir do material impresso, mas a função da leitura só se materializa verdadeiramente na compreensão. Lê-se para obter informações, para perceber o texto, para compreender o que alguém escreveu. A compreensão transcende o processo mais específico, ligado à descodificação do material impresso, e faz-se graças a processos mentais gerais, que não são estritamente dependentes da leitura (Castro e Gomes, 2000).
A importância da leitura e da escrita radica no seu papel de mediadoras de grande parte das aprendizagens escolares, ao permitirem à criança extrair, organizar e reter a informação. A simbiose entre a mestria linguística (oral e escrita) e o sucesso escolar constitui uma evidência pois a eficiência com que se utiliza a língua materna é factor determinante na aquisição dos conhecimentos que integram o currículo escolar (Sim-Sim, 1998).


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